terça-feira, 6 de junho de 2023

Subsídios para Carros e Caminhões

 Tem coisa que é difícil de acreditar! Governo vai dar subsídios para baratear carros e caminhões. Será que li direito? 

Lá atrás, o governo já arranjou as coisas para promover a venda a rodo de caminhões. Acho que eles pensaram em dar oportunidade para quem queria ter caminhão e iniciar seu negócio de frete. Lembro que foi na esteira daquela famosa mini-série em que dois atores carismáticos faziam dois valentes e felizes caminhoneiros a rodar por esse Brasil afora. Ou seja, muita criança cresceu sonhando com a mesma vida livre e emocionante do que os heróis da televisão que transportam a riqueza deste nosso gigante país. 

Consequência: a procura por caminhões foi explosiva.

Resultado: o mercado ficou inundado de caminhoneiros e assim, houve excesso de oferta de frete. O valor do frete caiu, os impostos ficaram na mesma, o combustível subiu e as estradas se encheram de buracos. E então, greve de caminhoneiros, piquetes nas estradas, porrada, tiros, sequestros e desabastecimento nas cidades.

E lá vêm eles de novo com a dar este presente para a indústria. De duas, uma: ou eles não conectaram causa e efeito (a causa: os subsídios para o crédito lá atrás; o efeito: a crise de fretes); ou eles não se lembram do que aconteceu (estariam eles mais preocupados porque a Dilma tinha sofrido um 'golpe'?). 

Ou será que é um pequeno regalo a aliados meio 'escondidos'? Mas isso eu não vou afirmar porque corro o risco de ser preso por ofender autoridades...

Dizem que brasileiro tem memória curta. Por isso eu acho que eu não sou brasileiro!

Extrapolando o que vai acontecer desta vez, vou adiantar: 

1 - A produção vai encalhar. A classe média está endividada, ninguém é louco de se afogar ainda mais em dívidas só para trocar de carro ou de caminhão;

2 - Vão 'facilitar' o crédito para compra e resolver o encalhe. Resultado: ou virá a inflação, ou não vai funcionar, ou os dois;

3 - Parte da frota será desencalhada e vai piorar o trânsito nas cidades do Brasil, que já andam bem ruins. A crise do frete vai recrudescer, os caminhoneiros vão se revoltar, a máfia do frete vai entrar em cena, vai impor uma greve e virá a escassez em nossas mesas.

Mas aí, provavelmente, o atual governo já não será mais e o novo será acusado por este de ser o responsável pelo caos que o Brasil vai se encontrar.

Vâmo, que vâmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário